O Festival de Outono a marcar os 31 anos da Associação de Músicos em Faro
Por : Fátima Cachão
Teve início no passado dia 19 de Novembro a 1ª edição do Festival *SIGA*, um evento que nasce da organização da Associação Recreativa e Cultural de Músicos em Faro.
No primeiro fim de semana as actuações estiveram a cargo de Dela Marmy, Filho da Mãe, Linda Martini e 2143.
“A expressão *SIGA* serve de grito de força; de mote de energia e de positividade que nos move, perante os tempos adversos que ainda enfrentamos. Há um ano que a ARCM idealiza o *SIGA*. Concretizamos finalmente o sonho, trazendo agora a palco nomes e bandas que personificam esse grito”, referiu a organização em comunicado.
Carlão, Frankie Chavez, The Legendary Tigerman e Linda Martini abrilhantam um cartaz de excelência, do qual fazem também parte nomes como Filho da Mãe, Cassete Pirata, O Gajo, 2143, Sal, Dela Marmy, The Mirandas e Lefty.
São três fins de semana de um festival eclético, com estilos que passam pelo rock, blues, folk, pensado para agradar a todos os gostos e faixas etárias.
Os concertos decorrem na Sala Morcego, seguindo a noite com diversos Djs na Sala Siga, ao mesmo tempo que decorrem exposições na sala Multiusos, com o Páteo Jimi a servir de elo de ligação entre os vários públicos, que ali se cruzam, conversam, dançam, recordando um pouco da normalidade que se ansiava há tanto tempo por sentir.
Experiências como ser fotografado em cima do palco a encarnar a banda favorita, ou levar para casa uma T-Shirt original e pintada ao momento, assim como saborear uma tapa ou um dos diversos cocktails disponíveis fazem com que nada falte para um espírito festivaleiro.
O Festival tem na colaboração com outras Associações um ponto vital na sua realização, incluindo nomes como a Associação 289, a Associação Cultural Ar Quente, a Associação Verão Azul e a Associação Blues do Algarve.
O primeiro fim de semana fez-se acompanhar por condições meteorológicas mais adversas, mas nem isso foi impedimento para que o mítico espaço na Cidade Velha se enchesse de música, dança e sorrisos, em duas noites em que a Cultura falou mais alto e mostrou o porquê da ARCM ser um dos maiores programadores independentes não governamentais do país, o que só é possível graças à dedicação e empenho de quem nunca desistiu e se recusou a baixar os braços, mesmo nos períodos mais difíceis.
A programação de luxo segue no próximo fim de semana com as actuações de O Gajo, Frankie Chavez e Cabrita, no dia 26, Sal e Cassete Pirata no dia 27, assim como a presença dos Djs Renato AKA Renato e Duo 422.
Informações sobre o cartaz completo e compra de bilhetes em https://www.facebook.com/festivalsiga